Connect with us

Portfólio

Cai número de fugas no presídio de Blumenau

Presídio Regional teve dois fugitivos desde o começo do ano. Se controle de evasão for mantido em 2010, pode ser o menor número de foragidos desde 2005

Published

on

Cai número de fugas no presídio de Blumenau Cristian Edel Weiss Jornal de Santa Catarina jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil
Publicada originalmente no Santa em 7/4/2010


Clique para ver em pdf

 

Presídio Regional teve dois fugitivos desde o começo do ano. Se controle de evasão for mantido em 2010, pode ser o menor número de foragidos desde 2005

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Se o seu palpite para o número de fugas no Presídio Regional de Blumenau em 2010 era superior às 30 ocorridas no ano passado, é melhor rever os cálculos. Desde o início do ano, a unidade prisional registrou somente duas fugas, ocorridas no dias 8 e 22 de março, quando detentos do regime semiaberto pularam o muro da unidade. Se o controle das evasões for mantido até o fim de 2010, será a primeira vez desde 2005 que o presídio não registra mais de duas fugas por ano.

Com o presídio interditado pela Justiça desde 16 de março por superlotação, o diretor da unidade, Antônio de Moura, atribui a aplicação de pentes-finos, feitos semanalmente em operações surpresa, e a revisão dos processos penais dos detentos às causas da contenção das fugas em 2010. Apenas em março, mais de uma vistoria semanal foi feita nas galerias dos regimes fechado, semiaberto e Centro de Observação e Triagem. Nas operações foram encontrados 48 celulares, armas e bebidas artesanais.

Pouco antes de editar a portaria que restringe a lotação da unidade a 756 detentos, o juizcorregedor do presídio, Edson Marcos de Mendonça, designou uma técnica-judiciária para visitar uma vez por semana o presídio. O trabalho é uma extensão das visitas mensais feitas pelo magistrado para ouvir as necessidades dos detentos e avaliar a condição dos processos.

A prioridade é dada aos casos mais complexos, de presos com mais de uma condenação que precisam somar as penas ou detentos que cumpriram parte da condenação em outras unidades.

Advertisement

Para o diretor do presídio, a revisão dos processos diminuiu o estresse nas galerias, principalmente no regime semiaberto, onde ficam os detentos em final de pena e onde ocorre a maioria das fugas.

– O detento quer atenção, quer conversar e pede que o processo seja revisto. Eles ficam agoniados. Têm medo de cumprir a pena e ser esquecidos. Quando percebem que estão tendo atenção, ficam mais conformados – argumenta Moura.

Ele estuda instalar bloqueadores de telefonia celular ainda neste mês nas galerias dos regimes fechado e semiaberto para evitar a comunicação entre os presos.

Vigilância Sanitária inspeciona presídio

Técnicos da Vigilância Sanitária estiveram ontem no Presídio Regional de Blumenau e constataram situações insalubres. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, em função da superlotação no presídio há umidade excessiva, falta de ventilação e riscos à saúde dos detentos e dos funcionários.

A vistoria sanitária é uma das exigências feitas pelo juizcorregedor do presídio, Edson Marcos de Mendonça, quando editou a portaria de interdição da unidade. O relatório técnico da Vigilância Sanitária começa a ser elaborado hoje e deve ser entregue ao juiz até terçafeira. O magistrado também solicitou a análise do Instituto Geral de Perícias, ainda a ser agendada, para avaliar instalações elétricas, hidráulicas e da infraestrutura do presídio.

Advertisement

Revisão de penas liberta 45 detentos

Juiz-corregedor do Presídio Regional de Blumenau, Edson Marcos de Mendonça quer tornar permanente a visita semanal de uma técnica judiciária à unidade e a revisão de processos dos detentos. De acordo com o magistrado, toda a estrutura da 3ª Vara Criminal de Blumenau, da qual é titular, está envolvida no acompanhamento dos casos analisados no presídio desde março.

– Durante a visita conversamos com os presos, ouvimos as reivindicações e avaliamos os processos para identificar se há alguma desconformidade ou possibilidade de redução da pena. A avaliação também tem sido eficaz para evitar enganos – explicou Mendonça.

O juiz não calculou o montante de processos já atendidos. No entanto, o diretor do presídio, Antônio de Moura, estima que 40 detentos tiveram a pena revista e foram liberados no mês passado. Apenas neste mês, cinco alvarás de soltura foram expedidos a detentos do regime semiaberto.

A medida também ajuda a reduzir a superlotação.

Leia mais sobre o assunto


23/2/2010: 
NINGUÉM reforça a segurança
Jornal de Santa Catarina


10/3/2010:
Relatório chega com atraso e incompleto
Jornal de Santa Catarina


17/3/2010: 
Juiz interdita Presídio de Blumenau
Jornal de Santa Catarina


18/3/2010:
Interdição do Presídio de Blumenau muda rotina em delegacias
Jornal de Santa Catarina


Voltar para Portfólio | Voltar para a Home

Advertisement

Trending