Stammtisch Blumenau: vai faltar lugar na Rua XV

Stammtisch Blumenau na Rua XV de Novembro, por Cristian Edel Weiss, Cristian Weiss

Publicada originalmente no Santa em 10/4/2010

Clique para ver em pdf


Com 268 grupos, Stammtisch deste ano terá o terceiro maior público da história da festa

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Será difícil arrumar espaço na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, para tantos grupos de amigos. A 19º edição do Stammtisch, dia 17, promete ser uma das mais bem-sucedidas desde que a confraternização foi oficializada, em agosto de 2000. Até sexta-feira, último dia de inscrições, 268 grupos garantiram presença. A marca é a terceira maior da história da festa e a maior desde 2006.

Presidente da Vila Germânica, Norberto Mette avalia o aumento de participantes como reflexo de duas mudanças feitas em 2008. Desde a 17ª edição, a promoção do evento deixou de ser feita uma vez por semestre e passou a ocorrer sempre em abril, para ter mais atenção da organização e não competir com a Oktoberfest. O palco da festa voltou a ser a Rua XV de Novembro e não mais a Vila Germânica.

– Na Vila, os grupos acharam que ficavam escondidos, já a Rua XV é a vitrine e todo mundo se fascina e quer ir para lá – considera Mette.

O regulamento também passou a ser mais criterioso a fim de tornar a festa mais tradicional, o que aumentou o apelo às famílias. Para este ano não estão previstas grandes novidades. O presidente do Blumenau Convention & Visitors Bureau, Luciano Monteiro, espera que a iniciativa venha dos próprios participantes.

– Os grupos do Stammtisch é que são a atração. As inovações deles é que vão convidar outras pessoas para a festa – acredita.

Quem já assegurou um lugar cativo na Rua XV foi o administrador Ailtro Darugna, integrante do grupo Abobó, que participa desde a primeira edição.

– A gente se reúne há 30 anos, mas o Stammtisch é uma oportunidade única de confraternizar e reencontrar amigos – conclui Darugna.

Reunião discute regulamento e criação de uma entidade

Promotores do Stammtisch e representantes dos grupos se reúnem quinta-feira para definir onde ficarão as barracas e discutir o regulamento da festa, que ocorre no próximo sábado. O objetivo é garantir segurança e ordem no evento. Cada grupo terá seu espaço e deverá seguir regras estabelecidas pela organização, como respeitar os horários de montagem e desmontagem, armazenar o lixo adequadamente e não usar som mecânico ou automotivo.

– Temos cada vez mais grupos novos chegando. Mas tem que ter atenção porque os jovens querem fazer piquenique, colocar som alto, o que pode acabar em confusão. Quem não participar da reunião do dia 15 está proibido de ir à festa – informa o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette.

Mette vai sugerir na reunião a criação de uma entidade que represente todos os grupos de Stammtisch para auxiliar na organização das próximas edições do evento. Os grupos também serão convidados a participar de uma noite da Oktoberfest como forma de divulgação do encontro promovido anualmente.

Serviço 

19º Stammtisch - Sábado, dia 17, das 10h às 17h, na Rua XV de Novembro.



Leia mais sobre o assunto


9/4/2010:
Stammtisch Blumenau: encontro de amigos com sabor único
Jornal de Santa Catarina






Voltar para a Portfólio Voltar para a Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário