Connect with us

Portfólio

Stammtisch Blumenau: encontro de amigos com sabor único

Confraria prepara o próprio chope para o Stammtisch, que tem 170 grupos confirmados. Inscrições terminam hoje

Published

on

Stammtisch Blumenau Cristian Edel Weiss Cristian Weiss Jornal de Santa Catarina inscricoes jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil tradições alemãs Rua XV de Novembro
Stammtisch Blumenau reportagem de Cristian Edel Weiss, Cristian Weiss
Publicada originalmente no Santa em 9/4/2010


Clique para ver em pdf

 

Confraria prepara o próprio chope para o Stammtisch, que tem 170 grupos confirmados. Inscrições terminam hoje

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

A 19ª edição do Stammtisch só tomará a Rua XV de Novembro no próximo dia 17. Mas para três integrantes do grupo 300 Chopps, os preparativos começaram com duas semanas de antecedência. O tempo foi suficiente para eles prepararem o próprio chope para incrementar a festa que já tem 170 confrarias confirmadas. Hoje é o último dia para os grupos se inscreverem.

Até semana que vem, os amigos do 300 Chopps vão deixar o chope fermentando. Quem entra na lavanderia da casa do músico Rafael Moser, 26 anos, logo avista o caldeirão usado na fervura do lúpulo e da cevada. Na estante, estão os galões que conservam o líquido até atingir o ponto ideal para ser consumido no dia do encontro. Ele e os amigos Daniel Presser e Luciano dos Santos aprenderam a preparar a bebida há pouco mais de um ano, em um workshop organizado em Pomerode pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina.

A bebida artesanal virou sensação nas festas da confraria. Dia 17, quem passar pela Rua XV vai poder degustar a receita. Pelo menos 20 litros de chope de trigo maltado, branco ou escuro serão levados em barris e garrafas. As porções foram produzidas na casa de Rafael com um processo totalmente artesanal, desde a fervura do malte, executada na caldeira adaptada com torneira e filtro, até a fermentação da bebida, feita no galão de água que desempenha o papel do barril de carvalho.

Os grupos que, diferente do 300 Chopps, ainda não se inscreveram para a festa na Rua XV, precisam procurar hoje o Blumenau Convention & Visitors Bureau. Dia 15 ocorre a reunião, às 20h, entre os representantes dos grupos e das cervejarias e a organização do Stammtisch, para definir o mapa da localização de cada confraria. Para esta edição, será mantido o ponto de venda de comida e bebida dedicado aos que visitam a festa mas não fazem parte de um grupo.

Advertisement

O número de cabinas dos banheiros ecológicos foi aumentada de 50 para 65. Serão distribuídas em toda a extensão da Rua XV, e não apenas até o Banco do Brasil, como na última edição. A quantidade de pias e torneiras fornecidas aos grupos pelo Samae também foi ampliada.

Serviço

Inscrições terminam hoje e devem ser feitas no Blumenau Convention & Visitors Bureau (Rua XV de Novembro, 420, Centro). O valor é de R$ 60 por grupo. A festa será sábado, dia 17, das 10h às 17h. Informações: 3322-6933.

Curiosidade

Na Alemanha, de onde Blumenau exportou a festa que chega à 19ª edição dia 17, os grupos de amigos que se reúnem periodicamente são chamados de Stammtische (Stammtisch, no singular). A festa de rua, por sua vez, é a Strassenfest. A festa que reúne os grupos de amigos na rua é a Stammtischtreffen.

Em Blumenau, o encontro de confrarias ficou popularmente conhecido por Stammtisch e ocorre desde 2000. No princípio, havia dois encontros por ano. A sede oficial da festa é a Rua XV de Novembro, antiga Würststrasse (Estrada da Linguiça).


Voltar para Portfólio | Voltar para a Home

Advertisement

Trending