Stammtisch Blumenau: encontro de amigos com sabor único

Stammtisch Blumenau reportagem de Cristian Edel Weiss, Cristian Weiss

Publicada originalmente no Santa em 9/4/2010

Clique para ver em pdf


Confraria prepara o próprio chope para o Stammtisch, que tem 170 grupos confirmados. Inscrições terminam hoje


CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

A 19ª edição do Stammtisch só tomará a Rua XV de Novembro no próximo dia 17. Mas para três integrantes do grupo 300 Chopps, os preparativos começaram com duas semanas de antecedência. O tempo foi suficiente para eles prepararem o próprio chope para incrementar a festa que já tem 170 confrarias confirmadas. Hoje é o último dia para os grupos se inscreverem.

Até semana que vem, os amigos do 300 Chopps vão deixar o chope fermentando. Quem entra na lavanderia da casa do músico Rafael Moser, 26 anos, logo avista o caldeirão usado na fervura do lúpulo e da cevada. Na estante, estão os galões que conservam o líquido até atingir o ponto ideal para ser consumido no dia do encontro. Ele e os amigos Daniel Presser e Luciano dos Santos aprenderam a preparar a bebida há pouco mais de um ano, em um workshop organizado em Pomerode pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina.

A bebida artesanal virou sensação nas festas da confraria. Dia 17, quem passar pela Rua XV vai poder degustar a receita. Pelo menos 20 litros de chope de trigo maltado, branco ou escuro serão levados em barris e garrafas. As porções foram produzidas na casa de Rafael com um processo totalmente artesanal, desde a fervura do malte, executada na caldeira adaptada com torneira e filtro, até a fermentação da bebida, feita no galão de água que desempenha o papel do barril de carvalho.

Os grupos que, diferente do 300 Chopps, ainda não se inscreveram para a festa na Rua XV, precisam procurar hoje o Blumenau Convention & Visitors Bureau. Dia 15 ocorre a reunião, às 20h, entre os representantes dos grupos e das cervejarias e a organização do Stammtisch, para definir o mapa da localização de cada confraria. Para esta edição, será mantido o ponto de venda de comida e bebida dedicado aos que visitam a festa mas não fazem parte de um grupo.

O número de cabinas dos banheiros ecológicos foi aumentada de 50 para 65. Serão distribuídas em toda a extensão da Rua XV, e não apenas até o Banco do Brasil, como na última edição. A quantidade de pias e torneiras fornecidas aos grupos pelo Samae também foi ampliada.

Serviço 

Inscrições - terminam hoje e devem ser feitas no Blumenau Convention & Visitors Bureau (Rua XV de Novembro, 420, Centro). O valor é de R$ 60 por grupo. A festa será sábado, dia 17, das 10h às 17h. Informações: 3322-6933.



Curiosidade

Na Alemanha, de onde Blumenau exportou a festa que chega à 19ª edição dia 17, os grupos de amigos que se reúnem periodicamente são chamados de Stammtische (Stammtisch, no singular). A festa de rua, por sua vez, é a Strassenfest. A festa que reúne os grupos de amigos na rua é a Stammtischtreffen.

Em Blumenau, o encontro de confrarias ficou popularmente conhecido por Stammtisch e ocorre desde 2000. No princípio, havia dois encontros por ano. A sede oficial da festa é a Rua XV de Novembro, antiga Würststrasse (Estrada da Linguiça). 




Voltar para a Portfólio Voltar para a Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário