Sou Cristian Edel Weiss

Cristian Edel Weiss (Foto: Arquivo Pessoal)
Cristian Edel Weiss (Foto: Arquivo Pessoal)

Seja bem-vindo! Sou Cristian Edel Weiss, também conhecido por Cristian Weiss, jornalista catarinense especializado em coberturas multimídia e jornalismo de dados. Sou jornalista na Deutsche Welle (Bonn, Alemanha), fui editor do Diário Catarinense, com atuação no Grupo RBS e Jornal de Santa Catarina, com publicações em veículos brasileiros como Folha de São Paulo, UOL, Terra e Zero Hora.

Jornalista profissional especializado em jornalismo de dados e coberturas multimídia, com prêmios no Brasil e na América Latina, atuação em Santa Catarina e em coberturas internacionais como correspondente na Alemanha. Também dedico especial atenção à cobertura da educação. Tenho pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Gerenciamento de Empresas Audiovisuais, pela Universidade Nova de Lisboa.

Sou membro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Associação Brasileira de Jornalistas em Educação (Jeduca). Tenho experiência nas áreas de terceiro setor, educação, infraestrutura, saúde, planejamento urbano e meio ambiente. Desde março de 2019, sou fellow do programa Dataship, da Deutsche Welle Akademie, na Alemanha, voltado para a formação de jornalistas de 16 países sob mentoria de profissionais do The Guardian (Reino Unido) e SRF (Suíça).

Fellow em 2017 do Instituto Lincoln de Políticas do Solo (EUA), recebi diversos prêmios jornalísticos, entre os quais se destacam o Prêmio Latino Americano Massey Ferguson (2016), dois Prêmios da Associação Brasileira de Psiquiatria (2016 e 2017) e Prêmio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil – Andifes (2018).

Liderei projetos multimídia inovadores, como os filme-reportagens (iniciativa para contar histórias de pessoas comuns com linguagem e estrutura de cinema) Mar Além do Azul e O Vendedor de Versos, além de produções digitais especiais, como o aplicativo Duplicoscópio, desenvolvido para o cidadão acompanhar passo a passo a duplicação da BR-470, em Santa Catarina.

Em 2018, integrei a equipe do Comprova, coalizão de 24 veículos nacionais para combater a desinformação nas eleições, e o Prova Real, iniciativa de fact-checking da NSC Comunicação. Também mantenho a coluna digital de análise de dados Caixa de Dados, no portal NSC Total, em parceria com a designer Maiara Santos.

Veja mais sobre o perfil:




Voltar para a Home

Pages