Connect with us

Portfólio

Procura-se uma sinaleira desaparecida

A sinaleira sumiu. A Guarda não viu. Os moradores não sabem. Veja como este mistério foi solucionado

Published

on

sinaleira semáforo do transito de Blumenau sumiu após acidente agatha christie texto bom jornalismo Cristian Edel Weiss Jornal de Santa Catarina jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil
Publicada originalmente no Santa em 12/1/2011


Clique para ver em pdf

 

A sinaleira sumiu. A Guarda não viu. Os moradores não sabem. Veja como este mistério foi solucionado

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Um mistério ronda o penúltimo quarteirão da Rua 7 de Setembro. O cruzamento com a Rua Humberto de Campos, garantem testemunhas, há dias não tem mais o mesmo brilho. Os carros são os mesmos, o movimento é intenso. Mas é a extremidade vazia do poste amarelo, cuja única função é suportar o aparelho que controlava o fluxo do cruzamento do Terminal da Proeb, que incita a curiosidade de quem passa: o semáforo sumiu!

Jane Sagaz, a vendedora do pet-shop em frente, foi surpreendida certo dia de dezembro quando ia trabalhar:

– Sumiu da noite para o dia. Não sei o que aconteceu. Já faz tempo que está sem nada.

Desconfiado, o atendente do guichê do Terminal da Proeb prefere não se identificar. Mede as palavras, mas entre dentes defende que o tempo deve ser o culpado pelo sumiço:

Advertisement

– A armação já estava meio enferrujada. Deve ter sido um vento forte, um temporal que derrubou.

Persiste o enigma. Por onde andaria o semáforo da rua mais movimentada da cidade? O gerente da Guarda de Trânsito, Douglas Cardoso, atende ao telefonema da reportagem. Questionado sobre o paradeiro da sinaleira, não disfarça a perplexidade:

– Desconheço o caso. Até eu fiquei curioso. Vou dar uma olhada. Se fosse acidente, a gente seria notificado.

Instalada do outro lado do cruzamento, a câmera de vigilância da Polícia Militar nada viu. Nem a PM cogita o que teria ocorrido. Como o semáforo teria sucumbido? O poste dá sinais de agressão. Está inclinado. É apenas um tubo oco de metal que acondiciona os fios de energia do semáforo. Os fios que ficaram à mostra foram caprichosamente enrolados em volta da haste que sobrou, manifestação do cuidado de quem subtraiu a sinaleira. E se o tempo passou e ninguém deu utilidade ao tubo, alguém se encarregou em darlhe um fim digno: ali jaz um ninho de pássaros.

Estrutura foi danificada em acidente e será reativada

O Santa passou a manhã e a tarde de ontem tentando obter respostas sobre o paradeiro do semáforo com o Seterb e a Guarda de Trânsito. Pela manhã, diante da surpresa dos plantonistas da Guarda, um agente foi enviado ao cruzamento para averiguar o que teria ocorrido. Após tantas informações desencontradas, o gerente de Sinalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Adair Teles da Silva, revelou: o semáforo está no galpão da secretaria, no Bairro Escola Agrícola.

Um acidente ocorrido entre dois veículos na madrugada de 24 de dezembro teria danificado a armação e provocado a queda da sinaleira. No dia seguinte, Silva foi chamado para recolher a estrutura e encaminhá-la para o conserto. O novo semáforo deve ser instalado até sexta-feira.

Advertisement

– No cruzamento há outros dois semáforos menores e outro principal ainda ativos. A falta temporária não compromete a sinalização nem a segurança do trânsito – garante Silva.

Os envolvidos no acidente serão notificados a arcar com os custos do reparo, que pode ficar entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil.


Voltar para Portfólio | Voltar para a Home

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending