Connect with us

Portfólio

Contando as horas para a folia

O samba dita o ritmo da noite e anima o público no Setor 1 da Vila Germânica

Published

on

carnaval em Blumenau roda de samba folia vila germânica confraria do samba Cristian Edel Weiss Jornal de Santa Catarina jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil
Publicada originalmente no Santa em 11/2/2010


Clique para ver em pdf

 

O samba dita o ritmo da noite e anima o público no Setor 1 da Vila Germânica

CRISTIAN WEISS e DANIELA PEREIRA
BLUMENAU

Ao ritmo do samba, as mãos não resistiram e a mesa de bar virou pandeiro improvisado. Seguindo o compasso da banda Confraria do Samba, um grupo de cinco senhoras se anima a cada canção de raiz, tocada em frente ao Setor 1 da Vila Germânica. A festa informal é um aperitivo do Carnaval que se aproxima.

A mais animada delas é a costureira Dina de Paula, 58 anos. Habituada aos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo, de onde migrou há seis anos, ela assume que gosta mesmo é do ritmo contagiante, que diz sentir falta em Blumenau.

– A cidade precisa mais disso (das rodas samba). Para mim, não precisa nem ter desfile de Carnaval. Se for batuque eu estou dentro – admite, com bom-humor.

Amiga de folia, a aposentada Deliani Travasso, 44, é frequentadora assídua das Rodas de Samba na Vila, que ocorrem todas as quartas-feiras à noite. Para ela, é uma preparação indispensável para o Carnaval e uma opção de lazer que deveria ser expandida para o ano todo.

– Faltam encontros em Blumenau para ouvir um bom samba e trazer a família – considera.

Para os foliões da cidade, o mestre-sala manda avisar: prepare a fantasia porque na sexta-feira tem Baile de Carnaval. A festa começa às 19h, no setor 1 da Vila Germânica. Novamente, a animação será comandada pelo grupo Confraria do Samba, acompanhado da Banda Lino e Orquestra.

O Carnaval ainda resiste

Apesar da morte anunciada em janeiro pela prefeitura, um grupo de resistência garante que a tradicional folia na rua está garantida. Mas não no Centro. Domingo, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unidos do Bairro tomará a Rua Johann Sachse, Bairro Salto do Norte, mostrando que uma parcela dos blumenauenses adotou a festa. E gosta muito.

– Estamos trabalhando desde 2002 e vamos mostrar este ano que Blumenau pode, sim, ter um Carnaval de primeira – disse Amaro França, o Dime da Mocidade, fundador e compositor da escola.

Os preparativos começaram no final de janeiro, com a construção dos três carros e algumas alegorias da escola. Os temas principais serão educação, habitação e o próprio Carnaval, renegado este ano pelo governo municipal. O amor pela festa será entoado no samba enredo, que também serve, segundo Dime, como resposta “à tentativa de matar uma tradição brasileira”.

O atual presidente da escola, Luiz Carlos Pereira, contou que quando Dime propôs montar a agremiação, todos ficaram desconfiados, mas hoje, quando o grupo vai para a rua é maravilhoso. Todos podem participar, basta ir até lá e brincar até cansar.

GRES Unidos do Bairro

■ Foi fundada em 18 de agosto de 2002 no Bairro Salto do Norte, através da união entre o santista Amaro França e um grupo de pagode ■ Começou com poucas pessoas, a bateria tinha 10 integrantes. Hoje, está com 350 componentes e com mais de 40 pessoas na bateria ■ Todos os anos, apresenta um samba enredo próprio, com temas relacionados ao cotidiano da cidade ■ A agremiação é uma instituição sem fins lucrativos e depende de doações. O desfile deste ano contará com o apoio de comerciantes do bairro


GRES Unidos do Bairro

Fazendo andando pra quem não gosta desta cultura popular que é o Carnaval
Compositor: Dime Mocidade
Tim, tim 
Alô Blumenau 
No céu estrela brilhou 
No Salto do Norte 
E Mocidade iluminou 
 
Que lindo 
É ver vocês aqui de novo 
Unidos pelo mesmo ideal 
Semeando a semente 
Da cultura 
Desta magia que é o Carnaval 
 
Olha aí 
Língua de trapo 
Seca pimenteira 
Deixa o povo brincar 
Você não gosta 
Mas tem quem vai gostar 
Se não ajuda não vem para atrapalhar 
E a mocidade fazendo andando 
Pra quem vem nos criticar 
Nossa cultura e sempre será 
Uma festa popular 
 
Tim, tim 
Alô Blumenau 
No céu estrela brilhou 
No Salto do Norte 
E Mocidade iluminou 
Surgiu uma estrela colorida 
Nela o povo vira esperança 
De ver um Brasil bem melhor 
Mesa farta, dinheiro em caixa 
Saúde, moradia, educação 
Aposentado pulando de alegria 
E no sorriso da criança 
O futuro da nação 




Serviço

Carnaval – Sexta-feira tem o Baile de Carnaval no Setor 1 do Parque Vila Germânica, às 19h. Ingressos custarão R$ 2. Pessoas fantasiadas terão acesso livre. Domingo, às 14h, começa a concentração da Mocidade Unidos do Bairro na Rua Johann Sachse. O desfile começa às 15h30min. A participação é gratuita e não é obrigatório usar fantasia.


Voltar para Portfólio | Voltar para a Home

Trending