CGU e Navegantes realizam a Semana da Transparência e Combate à Corrupção

Jornalistas Cristian Weiss e Mayara Vieira falam sobre transparência pública (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Gestão e Controle de Navegantes, Conselho Municipal de Transparência e Combate a Corrupção e Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União realizaram nos dias 4, 5, e 6 de dezembro a 1ª Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção.

A programação iniciou na terça-feira, com o serviço itinerante da Ouvidoria do Município, na praça em frente ao Ferry Boat, onde o cidadão pôde manifestar sua reclamação, denúncia ou elogio. Durante os dias, aconteceu também o Lançamento do Plano Municipal de Integridade, iniciativa que visa promover medidas para prevenir, detectar e punir fraudes e desvios de conduta que possam impedir que o órgão de controle preste serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade.

Além disso, aconteceu a apresentação do Programa Pró-Ética, uma iniciativa resultante da conjugação de esforços entre os setores público e privado para promover no município um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente; apresentação dos resultados do Programa Um por Todos e Todos por Um, uma parceria entre CGU e Instituto Maurício de Sousa que visa disseminar nas escolas temas sobre ética e cidadania; palestras sobre a Utilização de Dados Públicos e Controle Social e Papel das Ouvidorias; entrega do “Prêmio Agentes Transformadores”, para os cidadãos  destaques que fazem boa utilização do canal da Ouvidoria; além de cursos de capacitação ministrados pela Escola Municipal de Administração Pública – EMAP.

Na quinta-feira, os jornalistas da NSC Comunicação Cristian Edel Weiss e Mayara Vieira relataram experiências com uso da Lei de Acesso à Informação, dados e os projetos Prova Real e Comprova na apresentação “Transparência Pública a Serviço da Notícia: Como o jornalismo contribui com o interesse público e o combate à desinformação” (disponível abaixo).


Conforme o secretário da pasta, Fernando Sedrez Silva, o objetivo da 1ª Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção foi despertar no cidadão o senso crítico incentivando sua participação para a resolução dos problemas, de forma a contribuir com a transformação do município.

“O evento foi muito positivo, agregando conhecimento não apenas para servidores, como para a comunidade em geral. Acredito que a principal meta foi alcançada, que foi promover os mecanismos de transparência e participação social”, finaliza o secretário.


Voltar para a Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário