Bairros ficarão sem água em Blumenau


Publicada originalmente no Santa em 6/2/2010

Clique para ver em pdf


O motivo é a obra para instalação de válvula do Samae que vai amenizar problema de desabastecimento


CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Em plena onda de calor que ultrapassou os 40°C nesta semana, vai faltar água novamente em Blumenau. Agora, além dos bairros da região Norte e Velha, o Centro e a região Sul podem ter o abastecimento interrompido no fim de semana. O motivo é a instalação de uma válvula de retenção, que vai ser fixada à rede distribuidora entre a Rua XV de Novembro e a Alameda Rio Branco. A obra, prevista para começar às 13h de sábado, deve ser concluída no final da tarde de domingo.

Por causa dos trabalhos, a distribuição de água será interrompida em 14 bairros abastecidos pela ETA III (ver tabela), e pode faltar água. O estabelecimento definitivo do serviço na região está programado para ocorrer segunda feira à noite.

O presidente do Samae, Luiz Ayr, argumenta que o desligamento da distribuição de água no período de forte calor é uma decisão estratégica:

– Apesar de já estar faltando água em alguns pontos da cidade, esta é a última semana antes do início das aulas, quando muitos ainda estão fora da cidade. Se deixasse para fazer depois, a situação poderia ficar mais crítica.

O Samae vai disponibilizar cinco caminhões-pipa aos casos de emergência. A prioridade será dada aos hotéis e hospitais.

Como alternativa para reduzir a falta de água no município, a válvula instalada na Rua XV terá função semelhante a um registro. O sistema vai direcionar a produção da ETA III, no Distrito do Garcia, para cerca de 4,5 mil unidades consumidoras da Rua Itajaí e tranversais, que deixarão de ser abastecidas pela ETA II, na Rua Bahia.

A partir de segunda-feira, a ETA III passará a produzir 50 litros por segundo a mais, que serão destinados ao Vorstadt.

Com isso, a ETA II terá a mesma quantidade em excedente para redistribuir a 24 bairros da região Norte e Velha, dos quais 10 já registraram falta de água nesta semana.

– A partir da noite de sábado, quando a ETA II deixar de abastecer o Vorstadt, a distribuição para os bairros que estão sem água deve ser normalizada – projeta Ayr.

A volta da água às torneiras da Rua Germano Kratz Neto, na Velha, é o que espera a costureira Cleia Vogelbacher, 36 anos. Desde sábado ela acumula pilhas de roupas e louças por não receber água regularmente, que chega apenas de madrugada.

– Já estou cansada de ter de levantar de madrugada só para poder aproveitar a água que chega – desabafa.


Onde pode faltar água

Garcia - Rua Amazonas e transversais, a partir da Rua Antonio Zendron em direção ao Centro
Velha - Rua João Pessoa e transversais até o início da Rua General Osório
■ Centro
■ Ribeirão Fresco
■ Vila Formosa
■ Jardim Blumenau
■ Bom Retiro
■ Ponta Aguda
■ Vila Nova
■ Vorstadt
■ Petrópolis
■ Victor Konder
■ Itoupava Seca
■ Boa Vista



Atenção, motorista

A Rua XV de Novembro, entre a Rua Nereu Ramos e a Alameda Rio Branco, será interditada das 13h de sábado até as 18h de domingo



Voltar para a Portfólio Voltar para a Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário