Conheça o Caixa de Dados, coluna sobre jornalismo de dados da NSC Comunicação



Para histórias ou números usa-se o mesmo verbo: contar. E nós vamos empregá-lo para ambos os sentidos simultaneamente. Enxergar a sociedade catarinense e a brasileira a partir de evidências – os dados públicos – é o foco do Caixa de Dados, coluna do portal NSC Total que estreia nesta quinta-feira (20).

Nunca o mundo esteve tão conectado e capaz de gerar indicadores para todas as ações. Com a Lei de Acesso à Informação, que vigora desde 2012 no país, disseminou-se a cultura dos dados abertos e a obrigatoriedade de prestar publicamente contas a respeito do exercício público.

É a partir daí que o Caixa de Dados vai buscar inspiração para mostrar tendências, comportamentos e peculiaridades da nossa sociedade, além de pontos que merecem atenção nas áreas social, econômica, da saúde, da educação, da segurança e eleitoral.


Enxergar a sociedade catarinense e a brasileira a partir de evidências – os dados públicos – é o foco do Caixa de Dados.

Tudo com linguagem acessível, didática e privilegiando a visualização dos dados de modo interativo e compreensível. O Caixa de Dados é feito pelo editor do Diário Catarinense Cristian Edel Weiss e pela editora de Design Maiara Santos. Nasce com o propósito de fazer jornalismo de dados (data-driven journalism) a serviço da sociedade e da participação e controle social sobre as ações públicas.

Seguindo as boas práticas do jornalismo de dados, todos os números compilados serão disponibilizados em arquivos abertos para permitir que interessados em ampliar as análises e o debate possam contribuir livremente.

No futuro, a proposta é o Caixa de Dados se tornar um repositório sobre a realidade e as características da sociedade catarinense.

Seja bem-vindo!

Cristian Edel Weiss e Maiara Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário