Connect with us

Academia

Udesc recebe 1º Seminário de Inovação para o Controle Social da Gestão Pública

Pesquisadores e jornalistas participaram do 1º Seminário de Inovação para o Controle Social da Gestão Pública, promovido pela Udesc e Advocacia-Geral da União (AGU)

Published

on

Cristian Edel Weiss Diário Catarinense DC Seminario Inovacao Controle Social Gestao Publica Santa Catarina Udesc universidade lei de acesso a informação jornalismo de dados
Cristian Weiss fala sobre os desafios da transparência pública (Foto: Carlito Costa/Ascom Udesc Esag)

Representantes de órgãos de controle e de organizações da sociedade civil, pesquisadores e jornalistas participaram na manhã desta sexta-feira, 28, em Florianópolis, do 1º Seminário de Inovação para o Controle Social da Gestão Pública, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Advocacia-Geral da União (AGU).

O seminário foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc do bairro Itacorubi, na Capital. O objetivo do evento foi apresentar e debater práticas da sociedade no monitoramento da gestão pública.

Na primeira palestra, o assessor do Centro de Apoio Operacional da Moralidade do Ministério Público de Santa Catarina, Issacar Leal Júnior, falou sobre controle social da atividade estatal. Leal apresentou dados sobre os danos da corrupção e de pesquisas de opinião pública sobre o tema. Ele defendeu que a cultura da corrupção está disseminada entre a população, não apenas entre as elites dirigentes, e que as pessoas precisar perceber os danos que ela causa.

Observatórios e Jornalismo

Em seguida foi apresentada a experiência do Observatório Social de Brusque e Região, organização da sociedade civil que monitora ações locais do poder público, pelo diretor-executivo Evandro Gevaerd. Ele fez o relato de ações que mobilizam a comunidade na fiscalização do uso do dinheiro público, além de um projeto de educação fiscal nas escolas.

A pesquisadora Júlia Furlanetto Graeff apresentou a plataforma digital de dados Observatório de Inovação Social de Florianópolis, projeto de pesquisa e extensão da Udesc Esag. A plataforma reúne dados sobre o ecossistema de inovação social da cidade e trabalha para articular a ação de diversos atores, da sociedade civil e do poder público.

Os jornalistas Fábio Bispo falou sobre o jornalismo independente baseado em dados públicos. Em seguinda, o editor do jornal Diário Catarinense Cristian Weiss e a editora do NSC Notícias Talita Rosa discorrerão sobre “Transparência pública a serviço da notícia: como o jornalismo combate a desinformação”, em que falou de iniciativas de fact-checking.

Rede

De acordo com o coordenador de desenvolvimento humano da Udesc, Silmar Neckel, o seminário foi o primeiro resultado de uma rede que está sendo construída pela Udesc, em parceria com vários órgãos públicos estaduais e federais. A ideia é criar uma rede de cooperação para capacitação de servidores públicos, promovendo eventos como este.

Também participam do evento o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, a coordenadora da Escola da Advocacia-Geral da União de Santa Catarina, Vânia Faller, o diretor de educação fiscal do Observatório Social de Florianópolis, João Emerton Barbosa da Silva, e a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/SC), Cleia Giosole.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending